A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÃO E MOTIVAÇÃO



Sem prejuízo de outros, há dois conceitos de grande importância que devem ser entendidos por quem estuda para concurso público, e mesmo para quem esteja estudando qualquer objeto de conhecimento: (1) concentração e atenção são fundamentais para os estudos; (2) a motivação com o que se estuda é determinante para a concentração e atenção.

Assim, sem atenção não há como se apropriar intelectualmente do que se estuda. E sem motivação a concentração fica comprometida. Por isto é preciso desenvolver estratégias para aumentar a motivação com o que se estuda, enquanto caminho para melhorar a concentração.

Atualize-se Noticias e Dicas de Concursos, curta http://www.facebook.com/MisterMDosConcursos 



Segundo esclarece o Prof e Neurocientista Eric Kandel, ganhador de Prêmio Nobel e uma das maiores autoridades no mundo sobre a memória, "%u2026a atenção voluntária é evidentemente um processo consciente nas pessoas%u2026prestarei atenção conscientemente quando precisar aprender o caminho da minha casa em Riverdale até a casa de meu filho Paul, em Westchester. Mas colocarei meu pé no breque automaticamente se, de repente, um carro me fechar quanto estiver dirigindo na estrada%u2026a conversão da memória de curto prazo para memória de longo prazo requer a ativação dos genes, e em cada uma delas os transmissores modulatórios parecem carregar um sinal atencional marcando a importância de um estímulo%u2026." ("Em busca da memória". São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pág. 342).

Dessa maneira, primeiramente é preciso compreender e tomar consciência deste mecanismo.

Assim, a partir desta tomada de consciência, por um lado, você deve procurar se perceber, de modo a avaliar o nível de atenção que está tendo em relação a cada matéria, para também se questionar como anda a sua motivação com esta mesma matéria. Por outro lado, constatada a dificuldade de motivação, você deve começar a pensar em estratégias para reverter este cenário.

A título de sugestão quanto a estas estratégias, uma primeira possibilidade seria tentar minar as possíveis resistências, o que muitas vezes é perfeitamente compreensível e natural.

Por exemplo, no meu caso, dentre as matérias jurídicas, tenho uma afinidade maior com o Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e com o Direito Administrativo. Acredito que uma das causas, ou ao menos influência, consiste na minha vivencia profissional, pois sou Juiz do Trabalho há alguns anos e antes fui Procurador de Estado e Advogado da União, o exigia e exige um intenso contato e mobilização das referidas matérias.

Porém, quando me deparo com um tema de outra área, quanto a qual começo perceber certa dificuldade ou resistência, minha primeira estratégia é de "ir para cima" da matéria, de modo a quebrar a resistência. Daí um primeiro passo é tentar identificar de onde vem a resistência, o que muitas vezes decorre da dificuldade com algum conceito importante para a compreensão da matéria.

Neste caso as vezes pode ser preciso dar um passo atrás, voltando ao ponto no qual há esta precariedade. Recentemente passei por isto ao estudar um tema sobre orçamento público.

Ainda na perspectiva de aumentar a motivação com determinada matéria quanto a qual há dificuldade, outra estratégia consiste em procurar identificar os benefícios que podemos obter com este estudo, independente da preparação para o concurso. E isto passa por trabalhar o prazer em aprender.

Porém, o mais importante é que se tome consciência da relação que há entre a motivação e a concentração, bem como da concentração com a aprendizagem. E com esta tomada de consciência, procure trabalhar estes relevantes fatores para conquistar os bons resultados nas provas.

Boa motivação e boa concentração nos estudos!


Rogerio Neiva

Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de cursos preparatórios.

fonte:  http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/rogerio_neiva/rogerio_neiva.shtml


Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS
O curso que cabe no seu bolso.  

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online
Assista Uma aula Grátis



Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário