Estudar ouvindo música funciona? Saiba mais!

Para alguns ela atrapalha, para outros não pode faltar na concentração

dica-musica-para-estudar-atepassar
Olá concurseiros!
Estudar muitas vezes significa ficar em local silencioso e estar concentrado em um monte de livros. Porém, esse processo vem passando por alterações. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia- USA diz que escutar música, brincar, jogar vídeo game, por exemplo, podem ajudar no aprendizado.
Entretanto, é preciso estar atento. Não é somente ligar uma música e começar a estudar.

 Segundo Claudia Prodossimo musicoterapêuta, é necessário ir de acordo com cada personalidade. Às vezes ligar um rádio para alguns não é a melhor opção, pois pode causar uma distração. Já outros conseguem conciliar o livro com a música. Portanto, cada indivíduo deve ir de acordo com o que melhor lhe agrada.
Já de acordo com a psicopedagoga Solange Antunes de Lima, cada pessoa possui um método diferente para aprender. Mas, para aqueles que irão prestar concursos públicos, e geralmente passam por períodos conturbados, fase em que cada candidato sofre uma pressão por parte de uma rotina cheia de estudos e esforços, ouvir música durante o aprendizado pode ajudar. Caso na hora de realizar a prova do certame surja algum ruído, como carros, fábricas e alto-falantes a concentração pode ser menos prejudicada.
O fato é que há quem aprenda melhor vendo, escrevendo ou ouvindo. E que tal usar a criatividade para te auxiliar nos estudos? As paródias são um bom exemplo de que música e aprendizado podem oferecer um ótimo resultado. Gravar o conteúdo associado à letra da música permite que o candidato ao concurso público acrescente meios diferentes de estímulos, facilitando assim o aprendizado. Ao criar a paródia o participante irá desenvolver mais o lado criativo, e também ao desenvolvê-lo irá trabalhar a memorização no mesmo tempo.
Porém, é preciso ser cauteloso. O bom e velho silêncio ainda funciona. Só vale lembrar que, estudar em ambiente tranquilo e silencioso deixou de ser a única forma para aprender, e que nenhuma das maneiras assegura um resultado garantido. É preciso que cada candidato ou estudante se esforce para um melhor resultado.
Faça sua escolha, e organize seus estudos da melhor maneira possível! E ainda, o AtéPassar pode te ajudar. Conheça nossos cursos online preparatórios para cada concurso público, e coloque em prática seus conhecimentos com as ferramentas de questões de concursos e simulados online, ambos gratuitos.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário