Concurso Público: 7 dicas que vão facilitar o estudo em casa!

Estudar sozinho em casa exige uma dose extra de força de vontade. Veja técnicas para ajudá-lo.

dicas-estudar-em-casa-atepassar
Concurseiros AtéPassar, sigam as dicas!
Estudar sozinho em casa não é uma tarefa simples, visto que o aconchego do lar é maior, as guloseimas estão mais à vista, a cama está sempre por perto caso a preguiça chegue, enfim, há muitas tentações quando o objetivo é estudar em casa. O AtéPassar traz dicas para você que vai partir para o estudo “solo” em casa.
1. Estabelecer um horário fixo e seguir dia a dia, até isso se tornar um hábito em sua vida; e segundo, descansar o necessário para que o estudo renda no dia seguinte, sendo que oito horas de sono é o ideal.


2. O silêncio é uma das dicas para estudar em casa. Como o cérebro não evidencia duas preocupações ao mesmo tempo, o foco deve ser a calmaria, os estudos e a simplicidade. Por exemplo, estudar e conversar, ou estudar e ver televisão, não são indicados, pois diminuem a concentração. Além disso, boa iluminação reduz o sono, porém claridade em excesso pode prejudicar o hormônio do descanso, chamado de melatonina, causando insônia.
3. Saiba respeitar os limites. A cada 50 minutos de estudos consecutivos, a concentração diminui. Dessa maneira, para render ao estudar sozinho, é recomendado distrair 10 minutos a cada hora. Pode ser tomar uma água, bater um papo, olhar a paisagem, e esquecer de seus estudos naquele momento. Um ponto importante para lembrar  é que especialistas dizem que o cérebro, através do córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, atinge a potência máxima às 11:00h da manhã. Assim, este é um excelente momento para ver o assunto mais importante do dia.
4. Não devemos esquecer de traçar metas ao se fazer o planejamento para estudar em casa. Seja bem específico nas metas, como determinar quantos assuntos ou capítulos irão ser estudados naquele dia, quantas horas levarão, etc. Tudo isso ajuda na motivação, ao atingir com sucesso o que foi previamente imaginado.
5.Estudar sozinho exige prática. O aprendizado é consolidado fazendo exercícios ou questões daquele assunto. Outro modo de registrar o conhecimento de modo prático é fazer resumos, ao terminar o estudo diário. Redija por 5 minutos o que entendeu sobre o tema. Estes pequenos textos ainda servirão de auxílio nas vésperas de provas.
6. Uma última dica é ter motivações para estudar em casa. Portanto, aos fins de semana, devemos separar um tempo para relaxar e praticar o lazer, como ir ao cinema, namorar, shows, práticas esportivas, são fatores que vão controlar o “stress” do dia-dia. Uma pessoa estressada não terá o rendimento esperado, pois esgota a boa atividade dos neurônios, como já comprovado em pesquisas.
Estude em casa sozinho com os cursos preparatórios online do AtéPassar de concursos públicos! Foram desenvolvidos para serem dinâmicos, através de videoaulas e apostilas digitais, e abranger as especifidades de cada certame. Conheça ainda os simulados gratuitos online do AtéPassar, material já aprovado pelos concurseiros.
AtéPassar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário