ASSUNTO DA SEMANA LEITURA DINÂMICA ( ARTIGO 1)


Bom dia lietores do Blog,  nesta Semana estaremos trazendo para você algumas reportagens sobre o assunto LEITURA DINÂMICA. Conheço  amigos que já fizeram cursos pela Internet ou leram livros sobre o asunto e para alguns foi de grande proveito, para outros nem tanto, por esta razão resolvi postar 3 reportagens que falam sobre o assunto. Eu sou favorável a aumentarmos nosso desempenho nos estudos, sendo que cada um tem seu modo de apredizado lendo os aritgoscada um pode analisar e tirar suas próprias conclusões. 

abraços e bons estudos a todos segue o 1º artigo

Como fazer leitura dinâmica e ler mais rápido
 

Ler mais rápido e ter um melhor aproveitamento na leitura é o sonho de todo mundo que gosta de ler. Uma série de métodos chamados de leitura dinâmica podem fazer com que você leia de 5 até 8 vezes mais rápido que um leitor normal, que lê até 150 palavras por minuto com 60% de aproveitamento.

Ou seja, você vai ler até 800 palavras por minuto e ainda ter um aproveitamento de até 80% na sua leitura¹. Mas a pergunta é: o que eu devo fazer para me tornar um leitor dinâmico?!
Confira as dicas abaixo selecionadas pelo blog para você poder ler mais rápido e ter um melhor aproveitamento na sua leitura:
1. Arranje um lugar confortável para ler
Para você ler rápido e sem interrupções, é importante que você tenha um local silencioso, com uma boa luz e além de tudo, que seja confortável. Quanto menos interrupções você tiver, mais rápido e de fácil compreensão será a leitura. Ruídos externos (como televisão, rádio…) podem tirar sua concentração.
2. Nunca pronuncie o que lê
Você já deve ter percebido que seu cérebro compreende mais rápido as palavras do que você consegue pronunciá-las. Portanto não perca tempo lendo em voz alta, isso não vai ajudar você a compreender o texto melhor. Não utilize nem com os lábios ou a garganta.
3. Não veja as palavras como um conjunto de sílabas
Quando você começa a ler rápido, seu olhos, para acompanhar seus comandos, acaba focalizando a palavra em apenas um ponto. Assim, você não lerá o texto como uma sequencia de letras e sim como uma unidade de pensamento².
4. Descubra sua velocidade em pl/min
Para evoluir, você precisa saber o estado em que está agora. Vamos fazer uma conta relativamente simples para descobrir isso.
Vamos dizer que pl/min signifique “palavras por minuto”. Primeiro conte o número médio de palavras em uma página do livro que você está lendo agora (conte quantas palavras tem em uma linha, quantas linhas têm em uma folha e multiplique).
Agora abra um cronômetro, ou simplesmente marque a hora no relógio, e conte em quanto tempo você lê essa folha. Depois disso, faça o seguinte:
Meu tempo de leitura: 47s. Agora Pegue o tempo de leitura (em segundos!) e divida por 60 para descobrir em quantos minutos você leu a página. Exemplo:
Tempo de leitura: 47s ÷ 60 = 0,78min
Palavras por folha: 250 >> 250 ÷ 0,78 = 320 pl/min
Como mostra a conta acima, após dividir o número de palavras na folha que você contou por quanto tempo a leu, irá  descobrir o seu pl/min! Pode até parecer complicado, mas não é. Agora vamos impor metas!
3. Determine qual vai  ser o seu pl/min
Agora você precisa determinar qual será sua meta de velocidade. A conta acima foi do meu tempo, agora eu quero descobrir quanto tempo eu vou levar para ler o livro:
Palavras por folha:
Folhas:
Pl/min:
250
320
320
320 folhas x 250 palavras/folha = 80.000 palavras ÷ 320 = 250 min ou 4h16min
Portanto, se eu seguisse a mesma velocidade teria terminado de ler o livro em pouco menos de cinco horas. À partir do momento que você impõe uma meta, se sente mais motivado a cumprí-la e como consequência, vai ler mais rápido e adquirir esse hábito.
Usando os métodos acima citados, eu poderia impor a meta de terminar o livro em apenas quatro horas. Após fazer a sua conta, confira o seu nível de leitura:
pl/min
Nível de leitura
150
Leitor normal/iniciante
150 a 400
Leitor intermediário
400 a 650
Leitor avançado
650 a 800
Leitor dinâmico
E também confira algumas dicas bem legais sobre a prática da leitura dinâmica publicadas na revista Superinteressante e postadas pelo blog EcoLivros.
Ler de uma forma rápida, mas não entender nada não serve para absolutamente nada, não é? Mas a leitura dinâmica, além de ajudar a ler mais rápido ainda torna o texto mais compreensível, pois sua atenção durante a leitura estará mais focada.
Se você não tem o hábito da leitura, ou acha que ler dá sono ou é cansativo, saiba que isso pode acontecer, porque todos nós aprendemos a ler sílaba por sílaba, o que torna a leitura de fato muito cansativa. Resta a você procurar progredir no desenvolvimento da sua leitura, investindo principalmente na leitura dinâmica!
O que é prazeroso na leitura é se aventurar naquela estória que vai se formando em nossa cabeça, quanto mais rápido lemos mais rapidamente a cena vai se formando e assim fica impossível ter preguiça ou até mesmo sono.
Entretanto há exceções. Leituras que sejam mais “pesadas”, como os clássicos, requerem um pouco mais de prática que um livro juvenil, por exemplo. A velocidade de leitura varia de livro para livro, mas quanto mais você praticar – e consequentemente ler – mais rápido e com mais facilidade irá ler e compreender.
Pensei neste artigo quando a  Maeva, do Murphys Library disse que lia um livro de 500 páginas em 4 horas! Eu fiquei de boca aberta, levando em consideração que eu demoraria pouco menos de uma semana para terminar. Pelo menos agora eu, e você também, sabemos um pouquinho mais sobre a leitura dinâmica e poderemos aproveitar nosso livros de uma melhor maneira possível e dar espaço para vários outros também!







IOB Concursos

Faça um teste Drive


Nenhum comentário:

Postar um comentário