ERROS MAIS COMUNS (Dicas de Português)

Por Dad Squaresi  
 ERROS MAIS COMUNS
Recado "Comumente levo mais de três semanas a preparar um bom discurso improvisado." Mark Twain 

Inimigos da nota 10
Quem liga o rádio ou a tevê espera ouvir uma língua correta. Quem assiste a uma aula também. Quem telefona para empresa, banco, órgão público idem. Correta não significa rebuscada ou exibida. Significa apenas o elementar respeito a flexões, concordâncias, regências, pronúncias. Deslizes não passam despercebidos. Ao contrário. Ecoam.


Leitores preocupados pediram ajuda à coluna. "Quais os tropeços mais comuns?", perguntam eles. A resposta: são vários. Eles partem da gentileza, passam pela fonética, dão uma paradinha na morfologia, estacionam na sintaxe. Valha-nos, Senhor! Xô, inimigos da nota 10. Eles aparecem na relação abaixo em ordem alfabética. À esquerda, a forma que maltrata ouvidos e corações. À direita, jeito de fugir dela. Vamos lá?

Não use
a nível de - a forma é ao nível de (= à altura de): Recife fica ao nível do mar.
adéquo - adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai a partir do u: adequamos, adequais, adequei, adequarei. (Na dúvida, substitua-o por adaptar.)
colocar uma questão - fazer uma observação, fazer uma pergunta.
correr atrás do prejuízo - correr do prejuízo.
criar novas - só se cria o novo. Basta criar.
de formas que, de maneiras que - locuções conjuntivas se usam no singular: de forma que, de maneira que.
de menor - use menor de idade ou diga a idade (2 anos, 16 anos, 40 anos).
esteje - a forma é esteja.
estrear novo - só se estreia o novo. Basta estrear.
extorquir alguém - extorquir é arrancar. Não se arranca alguém. Arranca-se alguma coisa de alguém: extorquir dinheiro de alguém, extorquir informações de alguém.
fazem dois anos - fazer, na contagem de tempo, é invariável. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: faz dois anos, fez cinco meses.
gratuíto - gratuito se pronuncia como fortuito e circuito. O ui forma ditongo, sem acento.
houveram - no sentido de existir ou ocorrer, o verbo é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Houve distúrbios. Houve três acidentes.
intermedia - intermediar se conjuga como odiar: odeio (intermedeio), odeia (intermedeia), odiamos (intermediamos), odeiam (intermdeiam).
interviu - intervir deriva de vir: eu vim (intervim), ele veio (interveio), nós viemos (interviemos), eles vieram (intervieram).
medio - mediar se conjuga como odiar: odeio (medeio), odeia (medeia), odiamos (mediamos), odeiam (medeiam).
meio-dia e meio - meio-dia e meia (hora).
panorama geral - todo panorama é geral. Basta panorama.
pequeno detalhe - todo detalhe é pequeno. Basta detalhe.
plano para o futuro - todo plano é para o futuro. Basta plano.
se eu caber - se eu couber.
se eu deter - se eu detiver.
se eu pôr - se eu puser.
se eu trazer - se eu trouxer.
se eu ver - se eu vir.
seje - a forma é seja.
subsídio - pronuncie o s como em subsolo.
vítima fatal - morto.
vou estar mandando & similares - vou mandar, mandarei.

Gentilezas
Há palavras que machucam. As impiedosas carregam tal carga de preconceito que a simples referência a elas fere mais que punhaladas. Que tal ser gentil? Em vez de aidético, diga pessoa com HIV. Em lugar de bêbado, prefira alcoólatra ou alcoólico. Leproso e mongol? Nem pensar. Fique com pessoa com hanseníase e pessoa com síndrome de Down. Melhor idade? É preconceito. Diga idoso ou a idade: 65 anos, 80 anos, 100 anos.

Leitor pergunta
Alguns jornais têm o costume de usar a frase: "Fulano foi socorrido para o Hospital João XXIII". A regência está correta?

Sueli Santos, BH
Ops! Olhe confusão. Dá-se para socorrer a regência de encaminhar. O fulano foi encaminhado para o hospital. Mas foi socorrido no hospital.

Dad Squarisi é editora de Opinião do Jornal Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília. Além disso, a profissional participa de bancas examinadoras de concursos e possui várias obras sobre Português.
Fonte: http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/dicasportugues/dicasportugues.shtml


Um comentário:

  1. Acho que todas as pessoas que se dedicam a prestar concursos públicos devem visitar o grande site http://www.ganhecomconcurso.com.br que é uma novidade. Ele oferece a oportunidade de os concurseiros ganharem dinheiro fazendo concursos. Lá a gente pode ganhar algo dinheiro para podermos continuar na luta por um cargo público, além de amenizar os gastos realizados para concorrer a uma vaga. Visitem vale a pena. O sistema é simples você ganhe de acordo com a sua colocação no concurso em que está concorrendo a uma vaga, é confiável e seguro. Divulguem

    ResponderExcluir